sábado, 14 de junho de 2014

Grupo Independente(GI) promove III reunião em Santana dos Garrotes



O Grupo Independente(GI) do município de Santana dos Garrotes, realizou na última quarta-feira, dia 11/06, às 19h, na Câmara Municipal, centro da cidade, reunião para definir rumos e escolha de partido para filiação.

GI como foi assim denominado, tem participação de pessoas que pretendem disputar cargos em 2016. Com a presença de quase cem pessoas o Grupo a cada dia vem crescendo. Na reunião, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Rênio Macedo(PMDB) esteve presente.


A reunião do GI surtiu efeitos positivos devido à participação de novos interessados em escolher um partido e se filiarem.

O propósito do GI é no primeiro momento discutir programas de melhorias para o jovem e o idoso do Município de Santana dos Garrotes. Esta estrutura horizontal da escolha de um partido é justamente para abrir espaço para que os santanenses possam dialogar com os membros da política de Santana dos Garrotes e viver uma realidade de constante diálogo com a população.

De acordo com membros do GI, vários nomes de peso da política local apóiam a idéia de se fortalecer em Santana dos Garrotes um diálogo novo, de forma horizontal, com as bases populares. Ainda de acordo com membros do Grupo político GI, o GI não comunga com a atual administração municipal, e faz oposição no município.

O Blog conseguiu apurar, embora ainda nada esteja definido, que o GI em Santana dos Garrotes está tentando cooptar para suas hostes nomes de peso e que nos próximos meses esse fato se concretize.
FONTE: www.ARYRAMALHO.com






terça-feira, 10 de junho de 2014

Advogados deflagram campanha por juíz na Comarca de Santana dos Garrotes



Advogados que atuam nos Municípios de Santana dos Garrotes, Nova Olinda e regiões, reivindica a vinda de juiz para a Comarca de Santana dos Garrotes, tendo em vista que desde fevereiro deste ano a comarca está sem juiz, que foi transferido para a cidade de Itaporanga. 

De acordo com os advogados Doutores: WALTER GONZAGA, JOSÉ SATURNINO, SILVANIA PAULINO, WARREN STÊNIO, JOSÉ PAULO FILHO, JOSÉ BEZERRA, MAYARA CAMPOS, CARLOS FERREIRA, que atuam no Município, a falta de um Juiz na Comarca impede os trabalhos dos advogados, os processos ficam parados, não tem movimentação nem julgamento e nem despacho dos processos. Ainda de acordo com os doutores, só tem uma juíza na quinta-feira para atender a população, mas não consegue resolver todos os problemas. 


Os advogados de Santana dos Garrotes e região, não restringem suas funções aos escritórios e a seus clientes, mas tem um compromisso com a melhora da prestação jurisdicional, por acreditar que uma sociedade só é justa quando a resposta do Estado-juiz aos pleitos dos jurisdicionados é prestada em tempo razoável e de forma efetiva. 

Os advogados militantes da Comarca Santanense reuniram nesta terça-feira(10) de junho, no Fórum Advogado, onde fizeram um singelo protesto, que pretendem oficializar ao Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.

www.ARYRAMALHO.com com Ascom


Diamante ultrapassa Santana dos Garrotes e Olho D’água e se torna o 5º maior colégio eleitoral do Vale

Município tem hoje um bom quantitativo eleitoral 


Por Redação da Folha – O município de Diamante é hoje o 5º maior colégio eleitoral do Vale, com 5.665 eleitores aptos a votar no pleito de outubro vindouro. Essa posição foi alcançada nos últimos dois anos.

Diamante aumentou 14 eleitores nos últimos anos. O aumento eleitoral foi pequeno, mas importante, considerando que outros municípios perderam votantes, a exemplo de Olho D’água e Santana dos Garrotes, que superavam o eleitorado diamantense, mas foram ultrapassados, conforme apurou a Folhadovale-Online.

Olho D’água, por exemplo, perdeu 1.078 votantes nos últimos dois anos e seu eleitorado atual é de 5.593 votantes. Já o eleitorado de Santana dos Garrotes é hoje de 5.595. O município também perdeu eleitores por conta do recadastramento eleitoral de 2012.

Com a queda de Santana e Olho D’água, Diamante assumiu a 5ª posição no eleitorado regional, perdendo apenas para Itaporanga, Piancó, Conceição e Coremas.


 
TCE encaminha nomes de 52 políticos do Vale com contas reprovadas à Justiça Eleitoral

Eles estão na lista de prováveis inelegíveis



Por Isaias Teixeira/Folha do Vale - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última sexta-feira, 6, o nome de 625 agentes públicos com contas julgadas irregulares no período de 5 de julho de 2006 a 05 de junho deste ano. Na lista estão 24 ex-prefeitos e 28 ex-presidentes de Câmaras Municipais do Vale, que poderão ser considerados inelegíveis, pela Justiça Eleitoral, para as eleições deste ano, mas nenhum deles manifestou o desejo de disputar o pleito de outubro vindouro.

Os ex-prefeitos que figuram na lista são Darcy Alves de Lacerda, de Aguiar; Fábio Cavalcanti de Arruda, de Boa Ventura; Edivan Félix, de Catingueira; Alexandre Braga, de Conceição; Edílson Pereira, de Coremas; Luís Alves Barbosa (Luís Carnaúba) e Manoel Felisberto Gomes Barbosa (Betão), de Curral Velho; Célio Alberto Antas Mangueira e Ernani de Sousa Diniz, de Diamante; José William Madruga, de Emas; Francisco Hélio da Costa, de Igaracy; Francisco Rosado da Silva, de Nova Olinda.

Também fazem parte da lista dos possíveis inelegíveis os ex-prefeitos Júlio Lopes Cavalcanti, de Olho D’água; Anchieta Noia e Antônio Bastos, de Pedra Branca; Flávia Serra Galdino, de Piancó; Adjefferson Kléber Vieira Diniz, de Santa Inês; Expedito Aldeci Mangueira e Umberto Pereira, de Santana de Mangueira; José Carlos Soares e José Alencar, de Santana dos Garrotes; Gildivan Lopes da Silva, de São José de Caiana; Vidal Antônio da Silva e João Bosco Cavalcante.

Câmara Municipal – Em relação aos ex-presidentes de Câmaras Municipais do Vale, compõem a lista João Pereira de Sousa (Duvan) e Luiz Alberto Tolentino (Lula da Farmácia), de Itaporanga; Maria de Lourdes Silva, de Aguiar; Clério Alves de Carvalho, de Boa Ventura; Gildivan Alves de Lima, de Coremas; Antônio Campos de Sousa e Edmaldo Galdino da Silva, de Diamante; Claudomi Feitosa Leite, de Ibiara; Maria Rosaine Martins Costa Lacerda, Francisco Edílson de Lacerda e Manoel César Alves de Farias, de Igaracy; Cícero Martins da Silva, Francisco Cipriano dos Santos e Maria Eurides Lourenço Araújo, de Nova Olinda.

Ainda foram relacionados Joana Sabino, de Olho D’água; Balduíno Clementino Neto, Pedro Claudino Sobrinho e Demóstenes Francelino de Sousa, de Pedra Branca; Antônio Leite Neto, de Piancó; Raniere Nogueira de Sousa e Gildivan Alves de Lima, de Santa Inês; Sebastião Salustiano de Sousa e Arnaldo Pereira de Moura, de Santana de Mangueira; Maria Aparecida Pinto Rodrigues, de Santana dos Garrotes; Sebastião Lauderi de Sousa, José Françuy Leite e Aldenor Guilhermino da Silva, de São José de Caiana; e Antônio Trajano de Sousa, de Serra Grande.

Sobre a inelegibilidade - Segundo alguns juristas, nem todos os gestores que tiveram contas reprovadas no TCE, nos últimos oito anos, estão inelegíveis. Para eles, o gestor só se tornará inelegível se o ato que ensejou a reprovação de contas for praticado com dolo, for insanável e praticar improbidade administrativa, o que será analisado pela Justiça Eleitoral.

Também há o entendimento de que quem, de forma efetiva, julga as contas de prefeitos e ex-prefeitos são as Câmaras Municipais, e não o TCE. Ou seja, os gestores que tiveram suas contas aprovadas pelo legislativo não estariam inelegíveis.


 

sábado, 7 de junho de 2014


Portal R2

Diamante ultrapassa Santana e Olho D’água e se torna o 5º maior colégio eleitoral do Vale. Confira!

O município de Diamante é hoje o 5º maior colégio eleitoral do Vale, com 5.665 eleitores aptos a votar no pleito de outubro vindouro. Essa posição foi alcançada nos últimos dois anos.

Diamante aumentou 14 eleitores nos últimos anos. O aumento eleitoral foi pequeno, mas importante, considerando que outros municípios perderam votantes, a exemplo de Olho D’água e Santana dos Garrotes, que superavam o eleitorado diamantense, mas foram ultrapassados, conforme apurou a Folhadovale-Online.

Olho D’água, por exemplo, perdeu 1.078 votantes nos últimos dois anos e seu eleitorado atual é de 5.593 votantes.

Já o eleitorado de Santana dos Garrotes é hoje de 5.595. O município também perdeu eleitores por conta do recadastramento eleitoral de 2012.

Com a queda de Santana e Olho D’água, Diamante assumiu a 5ª posição no eleitorado regional, perdendo apenas para Itaporanga, Piancó, Conceição e Coremas. 

Fonte: Folha do Vali

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Em resposta aos vereadores de oposição, TIM MÓVEL fará estudo técnico para viabilidade da instalação da TIM, no distrito Pitombeira de Dentro

Em resposta ao oficio dos vereadores de oposição de Santana dos Garrotes a TIM fará um estudo técnico para a viabilidade da instalação da TIM MÓVEL que é um sonho da população do distrito de Pitombeira de Dentro.

Vereadores da oposição de Santana dos Garrotes protocola ofício junta à TIM(João Pessoa) para instalação de antena móvel para o distrito Pitombeira de Dentro.



Os vereadores de Santana dos Garrotes Judivan Passos, Neto Pinto e Rênio Macedo, juntamente com o pré-candidato a prefeito em 2016, Vandeco de Paula estiveram em João Pessoa nesta terça-feira(20), onde protocolaram ofício na central de telefonia celular TIM Nordeste, na avenida Epitácio Pessoa para solicitar a instalação de uma torre de celular no distrito de Pitombeira de Dentro.

Os três parlamentares fazem parte do grupo de oposição em Santana dos Garrotes.

Assessoria

terça-feira, 3 de junho de 2014

Câmara Municipal de Santana dos Garrotes pela primeira vez cria comissão de fiscalização da merenda escolar

Na última Sessão ordinária, 31 de maio, com iniciativa do Presidente Rênio Macedo(PMDB), pela primeira vez na historia da Câmara Municipal foi criado uma Comissão para fiscalização da merenda escolar servida nas escolas públicas do Município.

A comissão formada por três Vereadores(Rênio Macedo, Neto Pinto e Augusto Antas) deverão tomar conhecimento do cardápio proposto para o respectivo período, com o valor nutricional dos alimentos a serem servidos. Além disso, também será atribuição da comissão a verificação das instalações destinadas ao armazenamento dos alimentos, o acompanhando de todo o processo de preparo e oferecimento da merenda escolar.


Pelo fato de se tratar de uma questão de saúde pública, em função de que um alimento mal acondicionado ou preparado de forma indevida pode causar problemas graves para os estudantes, é muito importante que a família possa acompanhar e fiscalizar a merenda oferecida nas escolas.
 
A comissão formada por três Vereadores foi criado devido ser um aluno do colégio Júlio Laurindo de Almeida ter postado em Redes Sociais, que só é servido farofa de cuscuz para os alunos da escola.

FONTE: www.ARYRAMALHO.com

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes fecha semestre com balanço positivo



Na última sessão antes do recesso parlamentar regimental do meio do ano os vereadores votaram e aprovaram, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e requerimentos.



A Câmara Municipal de Santana dos Garrotes fechou o primeiro semestre do ano legislativo de 2014 com saldo positivo, com vários projetos de leis analisados, votados e aprovados e com inúmeras indicações e requerimentos dos vereadores apresentadas.

 Na última sessão antes do recesso parlamentar regimental do meio do ano, realizada na tarde deste sábado, 31 maio, os vereadores votaram e aprovaram, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária 2015)  e três requerimentos aprovados.


 A LDO é de fundamental importância, já que é por meio dela que se direciona a elaboração do projeto orçamentário do município para o ano seguinte.

De acordo com a presidente da Casa de Leis, Cel. Francisco Teotônio dos Santos, o vereador Rênio Macedo (PMDB), a Lei de Diretrizes Orçamentária, oriunda do Poder Executivo Municipal. A LDO foi aprovada por unanimidade.


Na tribuna livre, alguns vereadores discutiram a questão da merenda do Colégio Júlio Laurindo de Almeida, no distrito Pitombeira de Dentro que foi repercutido em toda a região. Mesmo à Câmara de recesso, uma comissão de três vereadores vai fazer visita algumas escolas do município para ver in loco a qualidade da merenda escolar como também outros assuntos de interesse da população.


500 dias de gestão

O presidente do legislativo santanense,Rênio Macedo,antes da Sessão Ordinária fez uma prestação de contas sobre os 500 dias de gestão à frente da Câmara Municipal destacando a transparência,harmonia entre os poderes e a abertura do poder legislativo junto a sociedade através do Projeto de sua autoria a Câmara Itinerante. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Ary Ramalho na rádio comunitária Santana FM – 87,9 no dia 31 de maio que teve inicio as 15:00 h até as 16:00 h.


Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal