quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Copa do Brasil de 2013 terá times da Libertadores

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez um pronunciamento no início da tarde desta quinta-feira, no Rio, para anunciar mudanças no calendário e no formato de disputa de competições do futebol brasileiro. E a principal delas envolve a Copa do Brasil. Ela passará a ser realizada, a partir de 2013, entre março e novembro, e terá como outra principal novidade o fato de que contará com os times do País que disputaram a Copa Libertadores da América no mesmo ano. O torneio nacional, que é costumeiramente realizado no primeiro semestre, voltará a ser disputado neste período em 2012, em respeito ao Estatuto do Torcedor, mas a partir do ano seguinte será enquadrado neste formato mais longo de disputa e com um maior número de equipes. Com isso, ele poderá contar com os clubes que estarão na Libertadores, que se encerra no primeiro semestre. Pelo novo formato de disputa, a Copa do Brasil começará a ser disputada por 80 clubes, enquanto o modelo atual conta com 64. 

O atual sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, será mantido até que sobrem apenas 10 times classificados. A partir daí, seis clubes brasileiros que jogaram a Libertadores no mesmo ano entrarão na competição nacional, formando o grupo de 16 equipes que estarão nas oitavas de final. Caso apenas cinco clubes brasileiros disputem a Libertadores e o País não tenha um sexto representante na competição continental, a sexta vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil fica com o time mais bem colocado no ranking nacional. Desta forma, a Copa do Brasil ganhará ainda mais importância e representatividade no calendário nacional, que conta com o Campeonato Brasileiro como a sua principal competição na temporada. 

COPA DO NORDESTE - Além de anunciar o futuro formato da Copa do Brasil, Ricardo Teixeira revelou que a Copa do Nordeste voltará a ser disputada sob a chancela da CBF e também acontecerá com uma nova forma de disputa. A competição terá 16 clubes, com quatro grupos de quatro times cada um, sendo que ocorrerá entre janeiro e março de 2013. O torneio contará com os campeões dos campeonatos estaduais desta região do País e terá seus jogos disputados em 12 datas reservadas pelo calendário da CBF no período. Pernambuco e Bahia contarão com três clubes classificados cada um para a competição, enquanto os demais estados da região ganharão duas vagas cada um. E os times da Copa do Nordeste só começarão a disputar os seus respectivos torneios regionais quando os mesmos estiverem em sua segunda fase.

Portal R2

Nenhum comentário:

Postar um comentário