sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Das 188 cadeiras das Câmaras Municipais, 20 serão ocupadas por mulheres a partir de janeiro

Câmaras de treze municípios do Vale elegeram representação feminina, e, em três das maiores cidades do Vale, as mulheres foram as mais votadas


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale  - Das 188 vagas de vereador em disputa no Vale nas eleições municipais do dia 7 deste mês, 20 delas foram conquistadas por mulheres, correspondendo a 10,6% das cadeiras legislativas regionais. Em Itaporanga, Coremas e Piancó, três das maiores cidades desta região, as mulheres foram as mais votadas. É a primeira vez que isso acontece.

O município piancoense ainda conseguiu eleger o maior número de mulheres. A vereadora Francisca de Paula (PSD), 53 anos, funcionária pública, foi a campeã de votos em Piancó, com 557 sufrágios. Além de Paula, foram eleitas Peta (PSB) e Erilene Alves (PSDB) e reeleita Christtianne Remígio (PSD).

 
Em Itaporanga, Izabelle Mendes (PSDB) foi a única mulher eleita para ocupar um assento na Casa Adauto Araújo pelos próximos quatro anos. Ela é odontóloga, completará 32 anos em dezembro e foi eleita com 914 votos, sendo uma das mais bem votadas do Vale.

Na cidade de Coremas, quando a votação foi encerrada, uma mulher surgiu como a campeã de votos regional: Ivanete de Janderley (PTB), 38 anos, funcionária pública, tirou 1.185 votos. No entanto, ela foi também a única mulher eleita vereadora no município.

Em Conceição, duas mulheres foram vitoriosas: Marizete de Joaquim Paixão (PSD) e Dior Sabino (PSDB), que conseguiu se reeleger, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Duas mulheres também se consagraram nas urnas em Curral Velho (Cida de Creusa, do PSDB; e Amanda, do PC do B); em São José de Caiana (Neuza, do PT do B; e Maria Andrade, do PMDB); e em Serra Grande (Maria de Chico Enéas, do PTB; e Dom, do PTN).

Uma mulher foi eleita em Aguiar (Maria de Chiquinho, do PSC), Emas (Luíza, do PMDB), Ibiara (Margarida Ramalho, do PMDB), Pedra Branca (Elena Fernandes, do PSB), Santa Inês (Neide Vieira, do PP) e Santana dos Garrotes (Socorro Feitoza, do PMDB).

Nos demais municípios, nenhuma mulher conseguiu vaga na Câmara para a próxima legislatura, nem mesmo as atuais presidentes das Câmaras Municipais de Diamante (Corrinha Figueiredo) e de Nova Olinda (Maria Eurides). Elas não foram reeleitas, o que é um grande prejuízo político para a representação feminina nos dois legislativos. Fotos: em Quatro dos maiores municípios, as mulheres foram as campeães de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário