segunda-feira, 14 de abril de 2014

Prazer que dura poucos minutos: O problema ocorre quando o homem não consegue controlar a ejaculação durante o ato sexual. Confira!

Até hoje ainda não se conseguiu definir uma causa para a ejaculação precoce, que também é conhecida como 'prematura'.

O problema ocorre quando o homem não consegue controlar a ejaculação durante o ato sexual.

As causas podem ser físicas ou psicológicas, mas raramente estão relacionadas a um desequilíbrio fisiológico.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que um em cada quatro brasileiros já passou pela situação “embaraçosa” de atingir o orgasmo antes do tempo desejado.

A ejaculação precoce pode ser dividida em primária, quando ocorre desde o início da vida sexual, ou secundária, quando surge depois de alguns anos de atividade sexual normal. No caso da ejaculação precoce de ordem primária, ela aparece com uma maior incidência entre os jovens. Geralmente é ocasionada pela falta de experiência na relação, pelo medo do mau desempenho durante o ato sexual ou o receio de que alguém apareça de repente e flagre a relação. Esses fatores criam um estado de ansiedade que acelera o momento do orgasmo e assim aconteça a ejaculação. À medida que os obstáculos são superados, o problema é resolvido.

Já quanto a de ordem secundária, esta pode acometer homens de qualquer idade, que apresentavam um tempo de ejaculação normal nas relações, mas que, por algum motivo, tornaram-se mais ansiosos e desenvolveram o problema ao longo da vida.

Considera-se precoce a ejaculação que ocorre logo após a penetração, durante a relação sexual ou até mesmo antes, sem que o homem tenha controle. Pesquisas indicam que o tempo médio para o homem ejacular é de 4 a 5 minutos, mas há homens que nem sabem dimensionar o período que antecede o orgasmo. Por isso, para caracterizar o distúrbio é preciso que o problema se repita com frequência e o homem não consiga satisfazer a parceira em pelo menos 50% das relações.

CAUSAS
De acordo com o médico urologista Alexandre Aranha, a principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade. Embora parte dos indivíduos consiga controlá-la durante o ato sexual, a grande maioria é ansiosa e não consegue alcançar o autocontrole. O problema é que quanto mais repetidas forem as relações sexuais em que o homem tenha dificuldade para controlar o orgasmo, mais ansiosos eles ficam, mais adrenalina produzem e mais rápido ejaculam.

Não existe exame específico que confirme que o homem apresenta o problema. O diagnóstico é clínico e depende do levantamento criterioso da história do paciente ou do casal. A maioria dos casos melhora normalmente, sem tratamento.

Quando o problema não desaparece, um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar no processo de cura, para que o indivíduo consiga alcançar uma melhor qualidade de vida sexual.

A angústia pela dúvida de estar com alguma doença séria no sistema reprodutor ou urinário fez com que o empresário pessoense 'João' (nome fictício), solteiro, 37, decidisse procurar ajuda médica, após episódios de ejaculação precoce consecutivos. “Já havia tido ejaculação precoce e achei até normal, mas a grande incidência de vezes nos últimos meses assustou-me”, relatou o paciente, que está tentando resolver o problema há dois meses. O estresse do dia a dia e a falta de intimidade com a parceira foram alguns dos pontos identificados pelo urologista durante a consulta. “Notei que a cada relação, geralmente, era antecedida por um dia de trabalho exaustivo e uma vontade grande de chegar em casa e dormir”, comentou o empresário.

Para o urologista Alexandre Aranha, muitos homens demoram a procurar ajuda profissional por vergonha, “o tabu só dificulta o diagnóstico e o tratamento, quanto antes o paciente procurar por ajuda, mais rápida é a cura”, defendeu o médico.

Fonte: Eliane França

Um comentário:

  1. Boa noite não estou conseguindo entrar em contato com nenhum desses números

    ResponderExcluir