sábado, 27 de julho de 2013

SENHORA SANT‘ANA: Câmara Municipal de Santana dos Garrotes realiza Sessão solene aos 100 anos da paróquia.[FOTOS]


Sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (24), no plenário da Câmara, celebrou os 100 de criação da paróquia Senhora Sant’Ana. A propositura foi feito pelo vereador e presidente da câmara, Rênio Macêdo (PMDB).

O evento teve inicio às 9:30h e estiveram presentes todos os vereadores, vice-prefeito, presidente de Sindicato Trabalhadores Rurais, como também representantes de pastorais e o Pe. Marciel Montenegro.

Certificado foi entregue ao Padre Marciel Montenegro vigário da paróquia de Senhora Sant’Ana pelo presidente do poder legislativo Santanense. Aproximadamente 50 pessoas acompanhou a solenidade. A banda Filarmônica Amadeu Lopes abrilhantou o cerimonial com apresentações dos cantos “Senhora Sant’Ana”, “Amigos para sempre” e também o hino da padroeira da cidade.



Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara e autor da proposta, vereador Rênio Macêdo, ao centenário da paróquia, esta é uma missão maravilhosa: reconstruir em síntese a trajetória histórica da fé e religiosidade do povo Santanense mediante os conhecimentos e exemplos que herdamos de nossos ancestrais”, ressaltou ele. “ Em 100 anos de vida não basta só contar o tempo, mas é preciso s sobretudo contar com o tempo que deus nos dá para sermos agentes de transformação em vista de uma Santana mais humana e mais cristã”, salientou Rênio.

Durante sua fala, Padre Marciel Montenegro, vigário da paróquia, emocionado agradeceu ao presidente da câmara por lembrar os 100 anos de paróquia e afirmou que a fé, o respeito e a valorização dos conceitos familiares são marcas evidentes no município de Santana dos Garrotes. “Todas as cidades e vielas nasceu ao redor das igrejas, e como a igreja tem contribuído para o crescimento dos municípios”, disse Pe. Marciel. E ainda em seu discurso pra finalizar, “A igreja e o lugar de inclusão e não de exclusão”, concluiu o Pe.

Uma das homenageadas, a senhora Francisca Palitot(Chica Palitit) esteve presente cantou e encantou o público presente com a música, “ A Noite do Meu Bem”... “Hoje eu quero a rosa mais linda que houver E a primeira estrela que vier Para enfeitar a noite do meu bem”. Dona Chica com seus 91 anos gosta de cantar e participar dos cantos da igreja. Ela foi à primeira mulher vereadora de Santana dos Garrotes, em 1962.

HISTÓRIA:

Os padres centenários residente no município foi Aloísio Santos, Albertino Pereira, Valdomiro de Amorim, Severino Alencar Leite, José Coringa, Jorge Luis, Sílvio Nunes, João Batista, Luciano Dias de Morais, Jorge Luis Gomes, Antonio Evandro, Luiz Gonzaga, José Rodriguês, Francinaldo de Sousa, Francisco das Chagas, Irenaldo Pereira, Manoel Otaviano e atualmente, Marciel Montenegro.

Atualmente, a paróquia engloba 11 capelas – 2 urbanas e 9 rurais. Os eventos realizados pela a paróquia: Semana Santa, Mês Mariano, Festa da Padroeira Sant’Ana, festa do Sagrado Coração de Jesus, Natal e Ano Novo. Na paróquia existem várias pastorais e movimentos como: Apostolado da Oração, Equipe de Liturgia, Terço dos Homens, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Renovação Carismática, Ministros Extraordinários, Catequese, Grupode Coroinhas, Encontro de Jovens com Cristo, Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Criança,Pastoral da Pessoa Idosa entre outros.

No ano do centenário da paróquia a jornalista Santanense, Edlene Bezerra lançou a revista 100 Anos – Paróquia em Revista, onde traz alguns fatos que marcaram os 100 anos de história de fé e religião em Santana dos Garrotes.

Quem quiser pode adquirir a revista na igreja de Senhora Sant’Ana com o Pe. Marciel Montenegro.

 www.ARYRAMALHO.com 

Veja fotos:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário