quinta-feira, 8 de setembro de 2011

08/09/2011 - 07h40

Desfile civicomilitar levou centenas de pessoas ao centro de Itaporanga nesse 7 de Setembro




Por Sousa Neto/Folha do Vale

Homens do 13º Batalhão da Polícia Militar de Itaporanga abriram o desfile na tarde desse 7 de Setembro (fotos) na Avenidade Getúlio Vargas, e foram seguidos por centenas de estudantes de escolas públicas e particulares da cidade.

Bandas marciais, a fanfarra Marta Batista de Moura e a filarmônica Cônego Manoel Firmino deram tom à comemoração, prestigiada por centenas de pessoas, muitas delas, mães, pais e avós das estrelas do desfile. Olhos e orgulhos voltados para seus meninos e meninas em marcha pela rua, famílias inteiras, como tradiciolmente acontece, aglomeraram-se entre risos e aplausos no centro da cidade.

As escolas levaram ao desfile temas diversos: história, cultura e crítica social. Entre as públicas, destaque para a Semeão Leão, o mais antigo educandário de Itaporanga. São 70 anos de uma história contada por muita gente: os primeiros pensadores, educadores e intelectuais da cidade nasceram nas salas e corretores do Semeão.

Na avenida, a escola, dirigida por Vanderluce Bidô e Helena Araújo, lembrou os mártires da Independência: incontáveis homens, anônimos ou conhecidos da historia, que pagaram com a própria vida o preço da liberdade que temos hoje: uma democracia que precisa ser aperfeiçoada para o que o país, de fato, encontre o caminho da cidadania plena, de uma sociedade justa e igual para todos. Um objetivo que só através da educação pode ser alcançado. “Educação na Independência do Brasil foi o tema que os alunos do Semeão Leal levaram à reflexão do público no 7 de Setembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário