segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um homem simples e do campo que venceu na cidade grande,esse é Dr.Élio Ribeiro Pre-Candidato a Prefeito de Santana dos Garrotes

Wilson e Dr. Élio Ribeiro
O Blog de Piancó esteve na cidade de Santana dos Garrotes, durante esta semana que passou, e observou que muitas pessoas, semelhantes as de muitas cidades do Vale do Piancó, não vive sem o comentário político e as especulaçãoes sobre quem vai ser o candidato da Situação e o da Oposiçaõ. Vendo que o interesse pelo futuro do município santanense era muito grande o Blogue  procurou o médico Élio Ribeiro (PT) e buscou, numa entrevista rápida - já que sua profissão de médico lhe consome muito o tempo -, e através de Wilson Sebastião (foto ao lado do médico Élio), saber sobre o futuro dele, que a cidade de Santana diz ser o candidato da Oposição, com o apoio do ex-prefeito, médico Willame Teotônio (PMDB), nas eleições de 2012.
Encontramo-nos no Hotel Pedra Dourada, na cidade de Piancó, e lá passamos a conversar sobre as especulações que são veiculadas nas ruas de Santana dos Garrotes.

Dr. Élio (foto) nos recebeu muito bem, e durante um belo jantar, conversamos sobre o seu futuro político.

Ao iniciarmos a conversa, perguntamos sobre a vida política do médico, e descobrimos que ele, além de ser um santanense nato, passou a maior parte da sua infância-adolescência, na zona rural. Filho de agricultor, mostrou-se durante a entrevista, muita preocupação com o homem do campo.
                                        Dr.Willame Teotonio,Ver.José Paulo e Dr.Hélio Ribeiro

Cursos - Casado, pai de três filhos, cursou medicina em João Pessoa. Como muitos sertanejos, morou na velha Casa do Estudante. Teve participação na luta pioneira, quando da conquista por moradia no Campus. Em 1996 concluiu seu curso e fez residênca médica em Cirurgia Geral, por três anos, na Fundação Hospitalar do Distrito Federal e no Hospital das Forças Armadas, também em Brasília. Tem residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (UFPB); Curso de Ultrassonografia Geral (EURP-Ribeirão Preto-SP), recebendo o Título de Especialista pelo Colégio Brasileiro de Radiologia; Médico Ultrassonografista da UDI (Unidade de Diagnóstico por Imagem), em Patos e Médico Obstetra da Maternidade Peregrino Filho, também na cidade de Patos; Médico Ultrassonografista do Centro Hospitalar de Piancó; Médico Cirurgião do Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó; Médico Voluntário do Hospital de Santana dos Garrotes.

Militante Político - Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) há mais de 10 anos, é considerado de esquerda, por suas posições Marxista; foi candidato a vice-prefeito de Santana dos Garrotes (2008); Participa até hoje dos Movimentos Sociais, desde a Comunidade Rural de Base, Associações de Bairros, até os Movimentos Estudantis; Sócio fundador da Associação dos Filhos de Santana dos Garrotes (AFISG); foi um dos colaboradores para a criação do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santana dos Garrotes, tendo um tio seu como presidente; trabalhou por quase um ano, no PSF da cidade de Santana dos Garrotes, e conhece de perto os problemas das populações de Pitombeira, Maracujá de Cima, Maracujá de Baixo, Pereiros, Pé de Serra, Poço Novo, dentre outras. Como médico do PSF, sempre cumpriu as 40 horas semanais de trabalho, horário este recomendado pelo Ministério da Saúde.

Entrevista - Dr. Élio disse ser um nome de consenço dentro da oposição, mas isso não significa nenhuma imposição, já que existe outros nomes de igual ou melhor importância que o seu, dentro do grupo - os quais o apoiam nesta empreitada -, a exemplos do ex-prefeito Willame Totônio, médico conceituado em todo Estado da Paraíba; vereador Rênio Macedo; Vereador Dedé de Zé Paulo, advogado e pré-candidato a Vice na chapa da Oposição, o qual foi primeiro lugar nas eleições passadas para a Câmara de Santana dos Garrotes; ex-vereador Adriano Feitosa e sua filha Maria do Socorro; Vereador Joaquim Ribeiro e o Vereador Dida; Williamison Teotônio, ex-vice-prefeito de Santana e filho do médico Willame,como também ao médico e amigo Dr. Eduardo Batista e demais lideranças do município que formam o grupo de oposição em Santana dos Garrotes.

A respeito de um processo sobre uma possível compra de votos nas eleições majoritárias, para a Prefeitura Municipal, dr. Élio disse que cabe ao médico Willame, segundo lugar, recorrer ao TSE.
Sobre sua candidatura, ele disse está colocando o seu nome para a avaliação do grupo, e consequentemente, da população eleitora, respeitando-se é claro, a legislação eleitoral vigente.

A respeito de ações administrativas, caso ele venha a ser oficializado como o candidato da Oposição, perguntamos o que ele teria, como prioridades iniciais,
para a Saúde, Educação, Agricultura, Cultura e Lazer e Infraestrutura.

Saúde - Priorizar as ações preventivas, não esquecendo as ações curativas. Fazer funcionar as três equipes do PSF e priorizar o Plantão Médico 24 horas, na cidade que hoje não funciona.

Educação - Incentivar a classe docente com salários dígnos e oportunidade de reciclagem dos profissionais, além de oferecer recursos didáticos para uma boa prestação dos serviços.

Agricultura - Oferecer sementes e corte de terras no tempo certo e para todos, ou seja, sem distinção partidária. Incentivar a permanência dos jovens, em plena idade produtiva, para que ele não saia de sua terra para buscar trabalho no corte de cana, nos grandes centros, longe da família.

Cultura e Lazer - Oferecer festas em que todos tenham acesso e com bandas atuais (que estejam mais em voga), sempre associando ao evento,  reforma estrutural para a cidade, a exemplo de praças, banheiros públicos, campo de futebol, ginásio de esportes, etc.

Infraestutura - Saneamento básico para que venha a seguir a pavimentação definitiva. Manter em boas condições as estradas vicinais (zona rural), etc.

Ao finalizar, dr. Élio disse que, caso venha a ser o candidato da Oposição e vença as eleições, que pretende manter boas relações com as instituições  de classe organizada, a exemplo da Câmara de Vereadores, Associações, Sindicatos, entidades religiosas, os Juizes e Promotores de Justiça, e toda a sociedade em geral, para o bom andamento da administração.

Perguntamos sobre o que ocorreu quando da votação pela Câmara Municipal, da apreciação das Contas do ex-prefeito Carlinhos, contas estas rejeitadas pelo Tribuna de Contas do Estado, e que não foram votadas em tempo hábil pelos vereadores, e o caso se encontra hoje na Justiça. Dr. Élio deixou claro que não teme enfrentar qualquer um que venha a ser seu adversário, se seu nome for escolhido pela Oposição, e disse que as Contas Rejeitadas do ex-prefeito e pretenso candidato, concorda com a maioria dos vereadores, em manter o Parecer do TC, com o único e exclusivo objetivo de moralizar a administração pública. "Se isso tornaria o ex-prefeito Ficha Suja ou não, seria problema dele". 

"Até hoje não entendo que tipo de manobra foi feita, entre o presidente da Câmara e a parte interessada, em não permitir a apreciação dessas Contas, pelo Legislativo Local. O que sabemos é que o Presidente desta Casa está tendo que explicar o caso na Justiça, e me parece que quem ele (presidente) tentou "proteger", não vai corresponder, lhe deixando sozinho nesta hora tão difícil", disse o pré-candidato a prefeito pela Oposição santanense, ao finalizar esta entrevista.

BlogdePiancó





Nenhum comentário:

Postar um comentário