segunda-feira, 12 de março de 2012

Gestantes do Vale poderão receber dinheiro para pré-natal, mas Prefeituras precisam fazer cadastro

O cadastro dos municípios foi iniciado no último dia 9


Por Isaias Teixeira/Folha do Vale - Prefeituras do Vale e de todo o país podem solicitar a partir de agora acesso ao sistema que permite cadastrar e monitorar gestantes para receber auxílio-deslocamento. O benefício, que pagará até 50 reais mensalmente a cada grávida, faz parte do programa Rede Cegonha, do Governo Federal, e oferece uma melhor assistência à parturiente.

O Rede Cegonha foi lançado há um ano pela presidenta Dilma Rousseff e, segundo o Ministério da Saúde, serve para pagar o deslocamento da gestante tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto. O objetivo é dar melhores condições à parturiente, diminuindo a mortalidade materno-infantil, um dos graves problemas do Vale, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O pagamento de 50 reais por grávida deve ser feito em duas parcelas. Para receber o valor integral, a gestante tem que dar entrada no auxílio até a 13ª semana de gestação e realizar, pelos menos, duas consultas. Após a 16ª semana, a gestante recebe apenas 25 reais.

O benefício será pago diretamente às gestantes ou a seus responsáveis legais pela Caixa, por meio de cartão magnético, crédito em conta ou outro meio disponibilizado pela gestante. Quem solicitar o benefício depois desse período só terá direito a uma parcela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário