sábado, 7 de julho de 2012


Agora: Cássio anuncia morte do seu pai Ronaldo Cunha Lima; conheça um pouco mais sobre um dos maiores políticos do Brasil



O senador Cássio Cunha Lima acaba de anunciar a morte do seu pai, o poeta e ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha LIma.

'O Poeta, após uma vida digna, descansou', confirmou a informação pelo twitter.

Ronaldo estava em estado grave desde a noite desta sexta-feira (06) e faleceu na manhã deste sábado (07) em casa ao lado da família.


Conheça um pouco da história do ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, o poeta.


Breve Biografia do Poeta Ronaldo Cunha Lima

Em 1951, iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de D. Nevinha Tavares, tudo isso para custear os seus estudos e ajudar as despesas domésticas, porque o seu pai, pobre, faleceu muito cedo, deixando D. Nenzinha com a responsabilidade de criar e educar a família numerosa. Ronaldo também desde jovem, já demonstrava vocação para a política.

Ainda estudante, Ronaldo foi representante estudantil e vice-presidente do Centro Estudantil Campinense.

Começou a sua carreira política sendo vereador de Campina Grande, e prefeito eleito em 1968, com posse em 31 de janeiro de 1969. Em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados, passando dez anos no ostracismo, indo para São Paulo depois para o Rio de Janeiro recomeçando a sua carreira de advogado. Anistiado, em 1982, foi reconduzido à prefeitura de Campina Grande, pelo voto popular, no seu mandato á frente da PMCG (1983/1989) teve como Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Souza, um vice muito atuante na Administração, o qual assumiu a titularidade do mandato por trinta e três vezes no curso do mandato. Construiu o Parque do Povo com um projeto já criado pelo prefeito precedente Enivaldo Ribeiro, a terceira adutora, a Casa do Poeta, dentre outras obras. Foi governador do estado da Paraíba (1991/1994), Senador da República (1995/2002) e foi deputado federal, eleito em pela 1ª vez em 2002 com mais de 95 mil votos e reeleito em 2006 com 124.192 votos.

Poesia

Estudioso da obra do poeta Augusto dos Anjos, Ronaldo participou com brilhantismo, do programa de televisão, Show sem Limite, respondendo sobre a vida e a obra do grande poeta paraibano.

È autor da petição em versos intitulada de " Habeas Pinho" que está espalhado por diversos escritórios de advocacia , restaurantes e bares do Estado da Paraíba.

Membro da Academia Campinense de Letras, Membro do Conselho Federal da OAB. Ronaldo Cunha Lima ingressou na Academia de Letras em 11 de março de 1994, saudado pelo acadêmico Amaury Vasconcelos.

Em 2004, Ronaldo foi indicado para ocupar uma cadeira na Academia Paraibana de Letras (APL).

Ronaldo, lançou, entre outros livros:

50 canções de amor e um poema de espera, 1955

Livro dos tercetos - Em defesa da língua portuguesa (discurso no Senado Federal, 1998)

3 seis, 5 setes, 4 oitos e 3 noves - grito das águas (discurso no Senado Federal, 1999)

A seu serviço II, 1999

A seu serviço III, 2000

Roteiro sentimental – fragmentos humanos e urbanos de Campina Grande, 2001.

Breves e leves poemas, 2005

Velas Enfunadas, poemas à beira mar - Idéia/Forma - Editora , 2010

Poesias Forenses, Grafset/Max Limonad Editora João Pessoa - PB, 2002

Sal no rosto - sonetos escolhidos, Editora José Olympio, 2006

Poemas de sala e quarto, Geração Editorial, 1992

Poemas amenos, amores demais - Gráfica JB 2003

Azul itinerante, poesia policrômica - Editora José Olympio, 2006

Versos gramaticais, 1994

As flores na janela sem ninguém - uma história em verso e prosa , Editora José Olympio 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário