segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tirar a primeira via da carteira de identidade agora é de graça


A emissão da primeira via da carteira de identidade passou a ser gratuita em todo o território nacional. A determinação está na lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira. Antes da lei, a primeira via do documento custava R$ 10,11. A segunda via continua sendo cobrada no valor de R$ 16,85.

Somente em junho, 10.930 pessoas solicitaram a primeira ou segunda via do documento na Paraíba nas oito casas da cidadania e a expectativa é que o atendimento aumente em 50% com a nova determinação.

De acordo com a assessora operacional da gerência executiva das casas da cidadania, Kaithia Portela, o número de solicitações de carteira de identidade deverá ser maior agora.

“Muita gente carente precisa desse serviço e antes quem não podia pagar a taxa era encaminhada para o Programa Cidadão. Agora, todos poderão tirar o documento de graça. O IPC (Instituto de Polícia Científica) e o Detran são os que mais realizam atendimentos nas casas da cidadania”, afirmou.

O Programa Cidadão, que possui um posto fixo localizado na Rua Gama e Melo, no Varadouro, em João Pessoa, mas também é itinerante, realizou, de 1º de janeiro a 7 de julho deste ano, 11.570 atendimentos em todo o Estado.

Em junho, a casa da cidadania em Campina Grande foi a que registrou maior quantidade de solicitações de carteira de identidade: 2.883. Em seguida, aparece a filial de Patos, com 1.740 atendimentos; a de Jaguaribe, com 1.474; a do shopping Tambiá, com 1.444; a do shopping Manaíra, com 1.277; a de Mangabeira, com 1.081; a de Guarabira, com 664 e a de Cabedelo, com 367 atendimentos no período. A casa da cidadania de Sousa já foi aberta para visitação, mas ainda será inaugurada para a oferta de serviços à população.

Documentação

Para solicitar a primeira via da identidade, são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento original ou a cópia autenticada no mesmo cartório de emissão do documento, 2 fotos 3x4 recentes e o CPF, caso a pessoa já possua.

A casa da cidadania em Jaguaribe funciona das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Já a do shopping Tambiá funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.




Fonte: JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário