quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11/08/2011 - 08h09

TRE livra de cassação prefeito e vice que eram acusados em investigação eleitoral

Julgamento ocorreu nessa terça-feira e os réus foram absolvidos por unanimidade


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

O Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente, em sessão dessa terça-feira, 9, recurso contra a diplomação do prefeito e vice de Santana dos Garrotes, José Alencar e Carlos Humberto, respectivamente. Eles eram réus em processo que investigava a prática de crime eleitoral: falsidade documental em contratações e demissões de funcionários feitas em 2008 pelo então prefeito Carlinhos Soares, em suposto benefício eleitoral da chapa situacionista, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi impetrada em novembro de 2008, um mês após o pleito municipal, na Justiça Eleitoral de Piancó, pelo Partido Socialista Brasileiro, que teve como candidato a prefeito o médico Willame Teotônio, mas o judiciário piancoense indeferiu a petição, determinando a diplomação da chapa vitoriosa, o que motivou a legenda derrotada a recorrer ao TRE, que rejeitou o recurso impetrado pelo PSB por falta de provas.

O relator do processo foi o juiz Miguel de Brito Lyra Filho, que teve seu voto acompanhado por unanimidade pela corte eleitoral.

José Alencar e Carlos Humberto foram eleitos pela coligação Por Amor a Santana, composta pelos partidos PSDB, PMDB, DEM e PPS, tendo como maior cabo eleitoral o médico Carlinhos Soares, na época prefeito e filiado ao PMDB.

Já Willame Teotônio teve o petista Élson Ribeiro de Morais como companheiro de chapa. Eles formavam a coligação Unidos pela Força da Palavra, formada pelo PSB, PT e PV.

A eleição de 2008 em Santana dos Garrotes foi uma das mais disputadas no Vale, o que refletiu nas urnas: José Alencar, que também é médico e governa o município pela terceira vez, venceu o seu concorrente por apenas 13 votos de diferença. Foram 2.251 votos contra 2.238. Foto (www.folhadovali.com.br): Alencar inocentado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário