segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29/08/2011 - 08h53

Arroz vermelho do Vale do Piancó virá sucesso por ser "Nutritivo"

Nutritivo e benéfico, Arroz Vermelho ajuda na redução do nível de colesterol.
Apesar de altamente nutritivo e benéfico para saúde, o arroz vermelho ainda é pouco conhecido. O grão foi trazido ao Brasil pelos portugueses, plantado no Maranhão e radicado na Paraíba, onde faz parte da culinária local.

"O arroz vermelho foi trazido pelos portugueses em 1535, por meio da capitania de Ilhéus, na Bahia. Foi o primeiro tipo de arroz a chegar ao Brasil. O arroz branco só chegou em 1765, principalmente pelo Maranhão", afirma o pesquisador da Embrapa, José Almeida Pereira, autor da obra “O arroz vermelho cultivado no Brasil”.

A Paraíba é atualmente o maior produtor do grão, que é cultivado em Santana dos Garrotes, município do Vale do Piancó. Somente em 2010, de acordo com a Associação dos Pequenos Produtores de Arroz Vermelho do município, foram produzidos mais de um milhão de toneladas do alimento. Mas, a produção ainda apresenta sistemas precários.

Na composição encontra-se a monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol ruim no sangue, que pode causar infartos e derrames. Algumas substâncias do arroz ainda auxiliam na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. “Além disso, a qualidade do arroz vermelho é melhor, por ser integral e saudável”, afirma a proprietária da Orgânica Alimentos, Rosana de Andrade.

Esse arroz também possui mais vantagens que o branco: três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco. O alimento é altamente saboroso e consumido por todas as classes sociais nordestinas. O mercado é muito grande e a produção muito pequena.

Apesar de suas vantagens, o arroz sofre um processo de extinção. A forte concorrência da indústria do arroz branco e o acelerado êxodo rural são algumas razões. O preparo pode ser feito de maneira tradicional, variando nos temperos.

Receita:

O baião de dois é um dos principais pratos feitos com o arroz vermelho. Confira a receita:

Ingredientes:
½ quilo de arroz vermelho
400 gramas de feijão de corda
200 gramas de toucinho
1 linguiça
3 dentes de alho
1 cebola média ralada
½ xícara de leite de coco
150 gramas de queijo coalho em cubos
2 colheres de queijo ralado
Cheiro verde a gosto

Modo de preparo:
Primeiro frite o toucinho, junte a linguiça e deixe dourar. Acrescente a cebola, o alho e o arroz. Refogue bem. Para facilitar, o feijão já deve estar cozido quando for colocar os ingredientes já refogados. Acrescente água quente, o cheiro verde e o leite de coco. O segredo é prestar atenção no cozimento, o arroz tem que ficar macio e a água secar toda. Já no final, coloque na panela o queijo coalho em cubos. É hora de misturar mais uma vez e tampar a panela. Na hora de servir, coloque o queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário