segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29/08/2011 - 08h58

29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo Santana dos Garrotes faz manifestação

considerado pela comunidade médica uma doença gravíssima e um problema de Saúde Pública, o tabagismo atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo, o que representa mais de 15 bilhões de cigarros consumidos diariamente. Neste 29 de Agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, mais uma vez, autoridades e entidades de todo o país concentram esforços em campanhas de conscientização.  

Hoje em Santana dos Garrotes a Prefeitura Municipal com a participação das alunos e a comunidade em geral,uma manifestação em prol da Vida mostrando as causas que o  tabagismo é causa de grandes prejuízos às pessoas e à sociedade. A principal doença relacionada ao tabagismo é o enfisema pulmonar, classificado como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, mas o fumante pode chegar a  sofrer   até um acidente vascular cerebral (derrame cerebral), ter impotência sexual, complicações do coração, câncer de cordas vocais, língua, boca e faringe. 
“Estas são importantes e frequentes patologias associadas ao fumo  e que muitas vezes, ao serem extirpados, por conta de sua malignidade e extensão,  mantêm o paciente respirando via traqueostomia”, reforça o especialista.

Fumo e Saúde
 
 Responsável por 75% dos casos de bronquite crônica
 80% dos casos de enfisema pulmonar
 80% dos casos de câncer de pulmão
 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio

Riscos de 100 a 800% (8 vezes mais) de contrair infecções respiratórias, câncer de laringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, aterosclerose, acidente vascular cerebral, tromboangeíte obliterante e aneurismas de aorta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário