sexta-feira, 21 de outubro de 2011


  Santana dos Garrotes e mais nove municípios do Vale poderão perder recursos do PAC 1 por causa de pendências na Funasa

Prefeituras precisam se regularizar até o próximo mês, caso contrário ficarão fora do programa



Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os municípios de Boa Ventura, Catingueira, Coremas, Curral Velho, Emas, Igaracy, Nova Olinda, Piancó, Santa Inês e Santana dos Garrotes poderão perder recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), do Governo Federal, se não regularizarem, até o final de novembro, pendências de convênios estabelecidos anteriormente com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os convênios foram feitos entre os anos de 2007 e 2008, mas a Funasa encontrou algumas irregularidades de ordem técnica e documental nos projetos, o que inviabiliza a liberação dos recursos do PAC1.

De acordo com o órgão federal, o dinheiro já está à disposição  das Prefeituras e se destina a projetos de saneamento básico e abastecimento d'água. No entanto, sem a regularização das pendências, os recursos não serão liberados, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Para garantirem a liberação do dinheiro, os prefeitos devem regularizar a situação dos seus municípios até o próximo mês. Caso contrário, os convênios serão anulados.

A Funasa não informou os valores dos convênios dos 10 municípios com pendências, mas estima-se que cheguem a R$ 5 milhões, o que representaria um prejuízo muito grande para a região, cuja população carece de obras de saneamento e de abastecimento d’água.

Na Paraíba, mais 82 municípios estão na mesma situação. Caso perdure o impasse e o problema não seja solucionado, o estado poderá perder R$ 190 milhões. Foto (www.folhadovali.com.br): Piancó é um dos municípios que poderão ficar fora do Pac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário