quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Hospital Regional "Wenceslau Lopes" fará novo Mutirão da Catarata

Dra.Marineves/Diretora
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando um mutirão de cirurgias de catarata, no Hospital Regional "Wenceslau Lopes" na cidade de Piancó. As cirurgias serão informadas pela direção do nosocomio e começará nos próximos dias, que será divulgado seu calendário. As pessoas que serão atendidas  passarão por triagem pra ver se estão aptos ao procedimento, que ocorrerá toda semana até que a lista seja finalizada.

A ação visa atender moradores do Vale do Piancó. Para realizar a cirurgia de catarata, o paciente precisa passar pela triagem, quando o oftalmologista avalia a necessidade imediata da intervenção cirúrgica.

Para a diretora-geral do Hospital "Wenceslau Lopes", a médica Marineves Melquiades de Araújo, o mutirão foi pensado e será realizado para facilitar a vida das pessoas da região. “Disponibilizaremos toda nossa estrutura para que as cirurgias sejam realizadas com segurança. Até agora, tudo está dentro do programado e isso reforça nosso compromisso com o bem-estar das pessoas do Vale do Piancó”, afirmou.


A médica Marineves explica que a Catarata é uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino – lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A disfunção provoca a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).

A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes e até uso de medicamentos sem indicação médica. O principal sintoma da catarata é o embaçamento visual progressivo, que pode levar à cegueira. O tratamento consiste em cirurgia, que é realizada há séculos e apresenta grau elevado de cura da doença.


A Diretora, ao finalizar essa matéria, disse que outros tipos de cirurgias também serão disponibilizados para os pacientes que necessitarem de atendimento especial no Hospital.

(Imagens reprodução da Internet)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário