sábado, 4 de junho de 2011

04/06/2011 - 14h53

Composição da Mesa
O Primeiro Seminário e Festa do Arroz Vermelho do Vale do Piancó, teve início ontem (03) às 9:00 horas e término às 12:00 (meia noite), na cidade de Santana dos Garrotes, no espaço do Salão Paroquial, no Vale do Piancó, terra esta considerada a maior produtora deste produto na Paraíba.

O sistema FAEPA/SENAR-PB; e o Sindicato dos Produtores Rurais de Santana dos Garrotes, em conjunto com prefeituras, comércio regional e entidades outras, organizaram este evento para chamar a atenção das autoridades e do próprio produtor sobre o valor comercial e nutritivo do Arroz Vermelho.

Clementino (FAEPA), Almeida (EMBRAPA), Almiro (SENAR) e Márcia (UFPB)

O santanense Clementino Teotônio, um dos idealizadores do evento, foi homenageado pela idéia, quando da realização, no clube local, dao concurso da Rainha e Princesa do Arroz Vermelho.

Autoridades no Clube Local
A Mesa para a realização do Seminário, estava composta da seguinte forma: Prof. Almeida Pereira (EMBRAPA Meio Norte), Dr. Mário Borba (Pres. do Sistema FAEPA/SENAR-PB), Superintendente Almiro de Sá (SENAR-PB), Clementino Teotônio (FAEPA), Prefeito de Santana dos Garrotes, médico José Alencar Lima, prefeita de Nova olinda, Dra. Maria do Carmo, Manoel Mota (DPDAG/DT-SFA-PB), professora Márcia Targino (UFPB/CCA/LTPA-Areia-PB), Domingos Lelis Filho (FAEPA-SENAR-PB), Dr. Ronilson (IBAMA), Dr. Lincoln Barros Veras (SUDEMA), professor Chico Lopes (AESA-PB), Engenheiro Agrônomo Lindoberto Costa (Sec. de Agricultura de S. dos Garrotes), José Ferreira (Banco do Nordeste), Severino Cabral Neto (Pres. do Sind. dos Prod. Rurais de S. dos Garrotes), Dr.  Rômulo Monetenegro (Secretaria de Agricult. do Governo do Estado), Dr. José de Arimatéia (Pres. do Sind. dos Produt. Rurais de Piancó), Engnheiro Francisco Batista, prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga); e na platéia,  representantes da EMATER, do EMPREENDER PARAÍBA, dos sindicatos do Vale do Piancó, populares entre outros.
Quem abriu o enevento foi o presidente Mário Borba, que falou sobre a importancia daquele Seminário, onde se debateria os "gargalos" que impediam o pequeno, médio e grande produtor, de continuarem a produzir, em larga escala, o Arroz vermelho. Após sua fala, o professor Almeida Pereira falou da importância comercial e nutritiva do produto, e em seguida o representante do Ministério da Agricultura, Manoel  Mota, dissertou sobre o registro do produto no INPI, para a aquisição de um selo de qualidade (IG), onde se valorizaria, comercialmente, o produto Arroz vermelho.

Concurso Rainha e Princesa do Arroz Vermelho

Após o encerramento do Seminário/Palestra, com comidas típicas preparadas a base de Arroz vermelho e consumidas pelos presentes, houve um debate entre os produtores e, às 17:00 horas, encerrou-se a parte de debates. Às 9:00 hora, no clube local, uma festa animou a cidade, com músicas "pé de serra", valorizando sempre a cultura da região. Várias garotas participaram do evento, concorrendo ao título de Rainha e Princesa do Arroz Vermelho, onde as escolhidas foram agraciadas com um prêmio em dinheiro. Por volta de meia-noite encerrou-se toda a programação, com o compromisso de, no próximo ano, todos estarem juntos novamente.

O evento foi registrado pelo Blog de Piancó, Blog do Arroz Vermelho, Blog da Casa da Cultura Pe. Manuel Otaviano, Paulo Foto Digital e jornalistas e fotógrafos da FAEPA/SENAR-PB.

Do BlogdePiancó

Nenhum comentário:

Postar um comentário