domingo, 12 de junho de 2011

12/06/2011 - 15h25

Muita gente, muitas propostas e algumas boas novas para o Vale na plenária do orçamento

Final da tarde e começo da noite desse sábado, 11 de junho. Cerca de 1.200 pessoas de todos os municípios regionais lotaram o ginásio O Madrugão, em Itaporanga. Foram mais de quatro horas de reunião e incontáveis desejos e propostas de melhoras para o Vale expressos no papel do orçamento democrático e na fala dos 30 cidadãos regionais que passaram pelo microfone do plenário.

Abastecimento d’água, passagem molhada, asfaltamento de estrada, casas populares, hospital infantil, esgotamento sanitário, melhoria dos hospitais gerais, campus universitário, escola profissionalizante, geração de emprego e muitas outras reivindicações foram ouvidas pelo governador, e, mais do que resposta, ele já trazia solução para algumas delas.

O governador Ricardo Coutinho (PSB), que chegou a Itaporanga por volta das 17h, depois de passar por Coremas e Aguiar, entrou no ginásio de esporte O Madrugão, local do evento, com solução para muitas das demandas regionais: antecipou-se à reivindicação do povo.



Depois de assinar a ordem de serviço das obras de asfaltamento da estrada Piancó/Coremas; o recapeamento da via Coremas/São Bentinho; o asfaltamento da rodovia Piancó/Aguiar e Itaporanga/Serra Grande, obras há muito tempo sonhadas e que custarão 56 milhões de reais, o governador também anunciou para o Vale a implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que oferece cursos de nível superior e técnico, e que terá sede em Itaporanga, com extensão em Conceição. Uma escola técnico- profissionalizante estadual também foi anunciada e vai funcionar em Piancó.

A obra de conclusão da adutora de Itaporanga será licitada no próximo mês, conforme o governador, e não precisará constar no orçamento do próximo ano, mas outras quatro cidades do Vale também reivindicaram abastecimento d’água: Conceição, Igaracy, Caiana e Coremas, obras que ficarão para 2012.

Melhorias nos hospitais de Piancó, Conceição e Aguiar também foram anunciadas para os próximos meses. A regionalização do hospital distrital de Itaporanga também está nos planos do Estado, e Ricardo Coutinho ainda noticiou a liberação de 350 mil reais para cada município investir em cirurgias eletivas. Mas há outras reivindicações populares no campo da saúde: Diamante e Nova Olinda, por exemplo, cobraram maior investimento nas salas de maternidade regionais para evitar tantas mortes maternas e o deslocamento penoso de parturientes para Patos e Campina Grande. Com relação à construção e funcionamento de um hospital infantil regional, pleito defendido pela fundação humanitária José Francisco de Sousa, o governador mostrou-se sensibilizado com a questão e prometeu avaliar uma solução para o problema de 40 mil crianças regionais que hoje não têm um centro de saúde especializado. A luta por um hospital pediátrico no Vale foi reforçada por um ofício do vereador de Itaporanga, Herculano Pereira, entregue diretamente ao governador.

O governador anunciou ainda a construção de casas populares em todos os municípios regionais, através da Cehap (Companhia Estadual de Habitação Popular) e a reforma em nove barragens regionais, incluindo Nova Olinda, cujos serviços já foram iniciados. Obras no campo do saneamento básico e da geração de renda, a exemplo de um centro de comercialização para Itaporanga, também foram anunciadas por Ricardo, que trouxe para a plenária grande parte dos seus secretários.

Entre os prefeitos presentes na reunião orçamentária, Pedro Feitoza, de Ibiara, e Tintin, de Aguiar. Vereadores da Câmara de Nova Olinda e do legislativo de Diamante também participaram do encontro regional. Em sua fala, o governador disse que acabou o tempo em que o Estado só tinha olhos para Campina e João Pessoa, e, a cada palavra dita e ato assinado, Coutinho era efusivamente aplaudido pelo público. Fotos (www.folhadovali.com.br): plenária reuniu centenas de pessoas e autoridades.

Folhadovali

Nenhum comentário:

Postar um comentário