quarta-feira, 8 de junho de 2011

08/06/2011 - 12h51

Bolsa Família muda sistema de atendimento do Cadastro Único


Bolsa Família muda sistema de atendimento do Cadastro ÚnicoO Programa Bolsa Família informou que a partir desta quinta-feira (9) iniciará a implantação do novo sistema do Cadastro Único (CadÚnico) dos Programas Sociais do Governo Federal para uma versão mais atualizada, que funcionará on line. Para que o serviço seja iniciado o atendimento ao público será paralisado em João Pessoa e simultaneamente em outros 357 municípios dos estados da Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A medida segue determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as atividades serão retomadas no dia 11 de julho.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, solicitou a compreensão dos usuários e afirmou que ninguém será prejudicado. "A atualização do sistema irá proporcionar mais agilidade e maior resolutividade nos atendimentos para os usuários do Bolsa Família, tendo em vista que a circulação de informações entre a Sedes e o MDS se dará em tempo real", destacou Lau.

Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família, Maria Lúcia Enéas, se a atualização for concluída em menos tempo, o atendimento ao público também será retomado antes do prazo anunciado. "Caso isso aconteça, comunicaremos todos os usuários". Maria Lúcia informou ainda que as famílias que estavam agendadas para os dias 9 e 13 de junho serão automaticamente atendidas assim que o trabalho for concluído. "Quem, nesse período, tiver o benefício bloqueado, deverá entrar em contato com a coordenação do Programa, que buscaremos resolver".

Neste período ainda, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará capacitação com os servidores sobre a nova versão, primando por um melhor atendimento e mais qualidade no serviço prestado à população. Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Cruz das Armas, Cristo, Valentina, Mandacaru, Gramame e São José, como também, os Centros de Referência da Cidadania (CRCs) dos bairros de Mangabeira, Valentina, Funcionários II, Jardim Veneza, Costa e Silva, Cruz das Armas, Cristo, Ipês, Mandacaru, Roger e Bancários voltarão a realizar a inscrição de novas famílias com renda mensal familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo no Cadastro Único ao término desta capacitação.

A inscrição no CadÚnico pode trazer benefícios para as famílias como: Bolsa Família; isenção de taxa de inscrições em concurso público federal e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); reduções nas contas de água e luz; carteira do idoso; programas habitacionais; Bolsa Universitária; entre outros. O Programa Bolsa Família está localizado na Sedes Centro, na Rua Santos Dumont, 80, no Centro da Capital. O telefone para outras informações é o 3214-3551.

Nenhum comentário:

Postar um comentário