sexta-feira, 18 de março de 2011

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu nesta quarta-feira (16) a necessidade da reforma política, especialmente quanto a mudanças no sistema eleitoral. Ele apoiou a Comissão Especial da Reforma Política e o sistema de votação majoritária, que foi objeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/07, subscrita pelo presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Para Santiago, a maior distorção no atual sistema de votação proporcional e com quociente eleitoral, está na eleição de muitos outros candidatos na esteira de apenas um bem votado. Ele lembrou declaração do vice-presidente Michel Temer ao defender o voto majoritário: "Quando se fala em democracia no Brasil, fala-se em maioria. Nas casas legislativas e nos tribunais de justiça, as questões são decididas pela maioria. A única hipótese que contraria esse princípio é a do voto proporcional, o quociente eleitoral, que guarda uma distorção extraordinária".

Outro ponto da reforma política abordado por Wilson Santiago foi o caso da suplência de senadores. Ele disse que "o povo não aceita mais" que sejam designados suplentes desconhecidos. Para ele, o ideal seria seguir a lógica da votação majoritária, assumindo a suplência, por ordem, os candidatos mais votados.

- Assim, o candidato com maior número de votos assume a suplência. No caso de substituição de senadores, os eleitores verão serem empossadas no cargo pessoas eleitas por eles - assinalou.

Agência Senado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário