domingo, 3 de abril de 2011

02/04/2011 17:30:00
Líderes comunitários participam de reunião sobre ações da ASA no Vale


Líderes comunitários rurais e membros de Igrejas e entidades não governamentais de vários municípios do Vale participaram, na manhã deste sábado, 2, em Itaporanga, de um encontro (foto) com representantes da ASA (Articulação no Semiárido), entidade que trabalha ações de convivência com o semiárido nordestino e que, entre vários projetos, atua no programa Um Milhão de Cisternas, criado pelo Governo Federal para garantir o acesso da população rural do Nordeste à água potável.

A ASA foi representada por membros da CAAASP (Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano), com sede em Cajazeiras, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida). As duas entidades são Unidades Gestoras Microrregionais – UGMs - ou seja, são elas que executam o programa em grande parte do Sertão, inclusive no Vale, que já recebeu algumas centenas de cisternas de placa, mas o número de famílias rurais da região que ainda precisa do benefício é muito grande.

O Vale tem 57 mil moradores rurais situados em mais de 1,8 mil comunidades, parte das quais ainda sofre com a falta d’água durante os períodos de estiagens em função de estarem distantes dos grandes açudes.

Mas a expectativa da ASA é suprir toda a demanda, ou seja, garantir uma cisterna para cada família rural necessitada de água potável. Par isso, uma nova etapa de construção de cisternas foi anunciada para o Vale, beneficiando vários municípios: Aguiar (230 cisternas, 20 das quais de 52 mil litros, além de oito tanques de pedra e sete barragens subterrâneas); Curral Velho (60 cisternas); São José de Caiana(116 cisternas); e Diamante ( 250 cisternas).

Vários líderes comunitários estiveram presentes ao encontro, entre os quais Francisco Limeira Diniz, de Diamante; Francisca Laurentino de Lacerda (Irmã Tica), de Curral Velho; Manoel Osmindo, de Itaporanga, representando a Fundação José Francisco de Sousa; José Pedro, conhecido como Dedé do Iraque, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aguiar; e Francisco Cândido, presidente da comunidade rural de Serra Grande, município do Caiana.

Representantes de Ibiara, Conceição e Santana de Mangueira também estiveram presentes no encontro, que ocorreu na sede da Igreja Ação Evangélica, de Itaporanga. Uma próxima reunião será realizada dia 16 de abril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário