sexta-feira, 29 de abril de 2011

2904/2011 - 08h02

Governo muda parcela de álcool na gasolina para conter preços

Governo muda parcela de álcool na gasolina para conter preços

Governo muda parcela de álcool na gasolina para conter preços A fim de tentar conter a alta do preço da gasolina, o governo decidiu alterar o percentual de álcool anidro que é adicionado ao combustível.

Medida provisória estabelece o piso mínimo de 18% e o máximo de 25%. A nova regra altera o intervalo de 20% e 25% que vigorou até agora.

Com a mudança, o governo fica autorizado a reduzir a quantidade de álcool anidro adicionado gasolina. A Folha apurou que o governo deve editar hoje ou nos próximos dias decreto interministerial que reduz a mistura, hoje em 25%, para 18%.

A mudança está prevista na MP 532, assinada hoje por Dilma Rousseff e que deve ser publicada amanhã no "Diário Oficial da União".

Com o aumento do preço do álcool combustível (hidratado), o consumidor que tem carro flex migrou para a gasolina. A maior demanda pelo derivado de petróleo exigiu volume maior de anidro, cujo preço disparou.

O governo prevê que o menor percentual de anidro reduza seu preço e, por consequência, o da gasolina. O Planalto considera que a medida é uma forma de mostrar controle no impacto dos preços do etanol na inflação.

Segundo a mesma MP, o etanol será tratado como combustível, e não mais como produto agrícola. Assim, o produto passa a ser regulado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A medida visa garantir o abastecimento do produto na entressafra.


Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário