quinta-feira, 21 de abril de 2011

21/04/2011 - 16h10

Boa Ideia:Prefeitura de CG implanta Consultório de Rua na próxima segunda-feira


O Projeto Consultório de Rua será implantado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande na próxima segunda-feira, 25, e vai funcionar como mais um instrumento de enfrentamento ao crack, álcool e outras drogas no município. Em uma solenidade que acontece na Praça da Bandeira, no centro da cidade, às 11h30, o projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, será apresentado à população da cidade.
O Consultório de Rua vai funcionar em uma unidade móvel adaptada para realizar o acolhimento de pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social decorrente do uso de álcool e outras drogas, explica a psicóloga Alda Cristina, supervisora do projeto e coordenadora do CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas), ao qual o projeto será referenciado.
O atendimento será feito às quartas-feiras, das 20h às 22h, na Praça da Bandeira, e das 5h30 às 7h30, aos sábados, na Praça José Américo, ao lado do Parque da Criança, justamente em horários em que as pessoas estão mais vulneráveis, explicou a supervisora do projeto. A equipe de profissionais do Consultório de Rua é formada por psicólogo, assistente social, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e redutor de danos.
O atendimento será feito a crianças, adolescentes e adultos e dependendo da necessidade de cada caso, eles serão encaminhados para os serviços de referência do município. A característica mais importante desta intervenção é oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sócio-cultural das pessoas e por este motivo, as abordagens são feitas no local de uso de álcool e outras drogas.
O Consultório de Rua quer beneficiar os usuários de álcool e outras drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. Além de Alda Cristina, estarão presentes à solenidade a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, a secretária-adjunta Marisa Agra, e a coordenadora de Saúde Mental do município, Ana Amélia Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário