sábado, 30 de abril de 2011

30/04/2011 - 14h15

Dr. Willame Teotônio, uma historia de vida!



Dr. Willame Teotônio

Devoto de Nossa Senhora Santana e de Santo Antonio, Willame Teotônio dos Santos 66 anos, há 34 anos exerce a profissão médica no Vale do Piancó, com especialidades em ginecologia e obstétria, cidadão santanense e de coração piancoense, titulo que lhe fora aferido pela Câmara Municipal de Piancó.

Como bem conta o Dr. Willame, “cheguei a Piancó em 1975, já estudando medicina, em 1977 me formei e em 1978, já estava exercendo a profissão. De 1979 a 1982 fui diretor do hospital Wenceslau Lopes onde na ocasião tive a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento administrativo da saúde de Piancó e de todo vale”.

Em 1988 se engaja na política santanense, onde por sua vez se elegeu por dois mandatos como prefeito, “tive a honra e alegria de ser escolhido pelos meus conterrâneos santanenses, aonde com muita hombridade conduzi o destino daquela terra elevando o seu nome ao desenvolvimento, principalmente na saúde com construção do hospital Dr. Felizardo Dantas, postos de saúde, transportes e a manutenção dos mesmos”.

Dr. Willame abre um parêntese, e diz lamentar as condições lastimáveis na qual se encontra a saúde de Santana dos Garrotes e de Piancó; diz ter havido um grande retrocesso e que tanto os santanenses como os piancoenses padece de uma enfermidade chamada administração municipal que aliada as suas doenças beira um coma na saúde pública; chama atenção da sociedade para um grande problema que está se disseminando na juventude do Vale do Piancó, que é o uso de drogas pela juventude, que na qual, segundo o mesmo está vitimando nossos jovens e adolescentes; “a falta de estrutura política e social e o descaso dos nossos gestores públicos para com a juventude, está levando nossos jovens a um caminho sem volta, é lamentável vê-los sem rumo”.

Há dez anos adquiriu a propriedade do Centro Hospitalar de Piancó, aonde ele e mais 21 profissionais presta serviços médicos a população; lamenta que, por uma questão política o ex prefeito Edvaldo Leite de Caldas tenha tirado o convênio do SUS daquele centro deixando assim impossibilitado de atender a população mais carente.

Homem de palavra,lembra que tanto Santana dos garrotes como Piancó, precisa de sangue novo a frente de suas administrações, para assim fazer valer o direito dos cidadãos, até adianta nomes para Santana, que é o Dr. Hélio Ribeiro e José Paulo Filho(dedé), quanto a Piancó preferiu não arriscar; disse que a política em Piancó está desestruturada e só uma possível união dos grupos políticos poderia definir o rumo certo.

Finalizou parafraseando o inesquecível Teotônio Neto, que disse: “O sertão é uma universidade política”. Portanto devemos ter muito cuidado! Porque se derrubarmos o povo, cairemos com eles.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário