terça-feira, 3 de maio de 2011

03/05/2011 - 16h50

Chuvas: Natuba está ilhada e tem casas submersas; Governo abre Acauã; veja cidades atingidas


Águas em Natuba
Águas em Natuba
O município de Natuba, no Agreste paraibano, está ilhado. O riacho transbordou e atingiu inúmeras residências. Casas estão submersas. Uma escola desmoronou. Cerca de 50 famílias estão desabrigadas e tiveram os móveis e eletrodomésticos destruídos.

Águas em Natuba
Águas em Natuba
O alerta foi dado pelo prefeito José Lins da Silva Filho (PSB), que decretou estado de calamidade e informou que a cidade está destruída. Não há registro de desaparecidos.




Águas em Natuba
Águas em Natuba
Segundo ele, o acesso a cidade está bloqueado. A população não tem como sair. Parte das edificações estão com mais de um metro de água.
Tubulações responsáveis pelo abastecimento d'água na cidade foram destruídos na enxurrada e parte dos moradores está sem água nas torneiras.
Águas em Natuba
Águas em Natuba
Há 12 horas não pára de chover na cidade – foram registrados mais de 200 milímetros entre a noite de ontem e a manhã de hoje.
A cidade é produtora de uva e banana. Segundo o prefeito, as plantações podem sofrer perda total.

Ele informou ainda que entrou em contato com a Defesa Civil do Estado e com a Secretaria de Infra-estrutura desde a semana passada quando foi registrada chuva de 190 milímetros, mas não obteve respostas.
“Estamos desesperados”, disse.
Comportas de Acauã
O Governo do Estado mandou abrir nesta manhã as comportas de Acauã em função das fortes chuvas registradas na região, que comprometem o nível do reservatório.
A abertura provocará elevação do Rio Paraíba, podendo atingir populações ribeirinhas em Santa Rita e Cruz do Espírito Santo.
Adriana Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário