quinta-feira, 5 de maio de 2011

05/05/2011 - 07h30

Enquanto Paraíba festeja, R7 lamenta e diz que vitória de Cássio representa volta dos fichas sujas ao Senado

Enquanto Paraíba festeja, R7 lamenta e diz que vitória de Cássio representa volta dos fichas sujas ao Senado Enquanto paraibanos festejam sorte de Cássio, imprensa nacional lamenta e diz que vitória do paraibano representa a volta dos ‘fichas sujas’ ao Senado

Enquanto os mais de 1 milhão de paraibanos comemoram a decisão do Supremo Tribunal Federal, parte da mídia nacional parece lamentar o ingresso de Cássio Cunha Lima no Senado Federal. O portal R7, da Rede Record Nacional por exemplo, destacou a matéria com o título "Volta dos fichas sujas começa pelo Senado; STF já deu sinal verde para Cássio Cunha Lima", mostrando pouco caso com os votos que fizeram essa decisão ser legitimada.

Confira o texto na íntegra:

Volta dos fichas sujas começa pelo Senado; STF já deu sinal verde para Cássio Cunha Lima Vai começar pelo Senado a volta dos políticos que foram inicialmente barrados pela Lei da Ficha Limpa. A norma impediu a posse dos candidatos condenados por colegiado de juízes, mas acabou revista pelo Supremo Tribunal Federal. O tribunal deu sinal verde para que o senador pela Paraíba, Wilson Santiago, seja substituído pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, que se elegeu com mais de um milhão de votos, mas havia sido barrado pela lei. A fila de fichas sujas prestes a reassumirem suas cadeiras no Congresso é extensa. Só no Senado incluiu gente como Jáder Barbalho (PMDB), Marcelo Miranda (PMDB) e Paulo Rocha (PT). Para a Câmara, foi liberada Janete Capiberibe (PSB).

O retorno destes personagens ao Senado, apesar de respaldado por decisão judicial, é novo fator de desgaste político para a Casa, que, recentemente instituiu, à revelia da opinião pública, um Conselho de Ética composto por oito senadores com processos no Supremo.

Joaquim Barbosa

A decisão que permite a volta já de Cunha Lima foi tomada pelo ministro Joaquim Barbosa, em resposta a recurso impetrado pelo ex-governador. Barbosa despachou com base na decisão do Supremo, tomada em março, que suspendeu a aplicação da Ficha Limpa no período de menos de um ano de sua vigência. Cunha Lima agora poderá ser diplomado pelo Tribunal Eleitoral da Paraíba e assumir no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário