domingo, 29 de maio de 2011

29/05/2011 - 17h02

Com apoio de aliados de Djaci, Porcino mata dois coelhos com uma cajadada só

Câmara abre caminho para candidatura do ex-prefeito em 201




Em uma única sessão da Câmara Municipal de Itaporanga, o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) emplacou duas vitórias políticas expressivas: até os vereadores aliados do seu principal adversário, o atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), votaram em favor de Porcino.

Na noite desse sábado, 28, a Câmara Municipal votou pela aprovação de duas contas do ex-prefeito: as de 2006, que chegaram ao legislativo no começo de 2010 e não foram apreciadas pelo parlamento mirim em tempo hábil, e as de 2008, que estão na Câmara desde o mês passado.

As duas prestações contábeis foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por diversas irregularidades, entre as quais despesas não comprovadas, mas os vereadores favoráveis ao ex-prefeito alegaram que o TCE não realizou uma análise e julgamento corretos das contas, o que ocasionou uma reprovação injusta, segundo eles.

O próprio Zé Queiroz, que era contra a prestação contábil de 2006 no ano passado, quando presidia a Câmara, inclusive, obstaculando a votação da matéria, agora votou favoravelmente ao relatório contábil de 2006, e ao de 2008 também.

Outros dois aliados do prefeito Djaci Brasileiro, os vereadores Lula da Farmácia e Erivaldo Rufino, também votaram favoravelmente a Antônio Porcino, conforme apurou o www.folhadovali.com.br.

Um único que votou contrário as duas prestações de contas, seguindo o parecer do TCE, foi o vereador Herculano Pereira. Ele argumenta que não pode ir contra um parecer técnico que aponta e comprova várias irregularidades na gestão municipal, tanto em 2006 quanto em 2008.

Já o vereador Zé Valeriano posicionou-se favorável as contas de 2008 por entender que não houve comprovação de irregularidades pelo Tribunal de Contas, mas votou contrário as de 2006 em razão, segundo ele, de comprovados danos ao erário público.

Foram seis votos favoráveis às contas de 2006 e dois contrários, já as de 2008 tiveram sete votos favoráveis e um contra.

Com a aprovação dessas duas contas, as últimas que estavam pendentes, uma vez que a Câmara já havia aprovado as de 2005 e as de 2007, o sindicalista Antônio Porcino fica, em tese, apto a concorrer à Prefeitura no próximo ano, projeto que alimenta desde que recuperou a saúde, comprometida por grave enfermidade em 2008, último ano de sua gestão. Mesmo com três de suas quatro contas reprovadas pelo TCE, o ex-prefeito só perderia os direitos políticos se a Câmara tivesse seguido os pareceres do tribunal, o que não ocorreu.

Porcino, que está em São Paulo, recebeu a notícia da aprovação de suas contas imediatamente após a votação e comemorou muito, conforme seu assessor de imprensa, Cesinha Nitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário